O terreno denota sinais bem visíveis dos movimentos de terras que ali se efectuaram, camuflando a sua topografia original. Como elementos marcantes, sobressai um sobreiro secular na zona alta do terreno e um talude preenchido por sobreiros e carvalhos de porte médio, que faz a transição entre as duas plataformas que constituem o terreno.
O edifício é implantado na plataforma superior do terreno desenhando um pátio central que se desenvolve longitudinalmente no sentido Nascente-Poente, e que integra os elementos marcantes do terreno – zona do talude e sobreiro.
Tanto as salas de aulas do ensino básico como as salas de atividades do pré-escolar estão voltadas a Sul, ficando os recreios cobertos voltados a Norte, protegidos dos ventos dominantes e em espaços perfeitamente independentes.
Sendo a economia de meios, um dos objetivos a considerar, sem nunca perder de vista critérios de qualidade arquitectônica e construtiva, de durabilidade e de conservação, optou-se por um edifício de geometria simples, em que o programa proposto se encaixasse de forma linear e os espaços fossem sequenciais e estruturados de forma clara.
Volumetricamente, pretende-se um edifício essencialmente definido pelas duas superfícies horizontais que o contêm, a laje de piso e a laje de cobertura. Às superfícies verticais, opacas e transparentes, deixa-se o papel habitual de definir as relações interior/exterior e de hierarquização dos diferentes espaços.